Estrutura Interna da Terra

|

Como é constituida a Terra?
A Terra é constituida por 3 camada: Crosta (camada da superfície sólida que circunda a Terra); Manto (camda abaixo da crosta) e Núcleo (está na parte central do planeta e acredita-se que seja formado por metais em elevadas temperaturas). Os limites dessas camadas são definidos principamente pela sismologia. É formada por vários tipos de rochas que, devido às elevadíssimas temperaturas e recebem o nome de magma.
Estrutura
O interior da Terra, é dividido por critérios químicos numa camada externa de silício, um manto muito viscoso e um núcleo que consiste de uma porção sólida envolvida por uma pequena camada líquida. Esta camada, dá origem a um campo magnético devido a convecção de seu material. O material do interior da Terra encontra frequentemente a possibilidade de chegar à superfície, através de erupções vulcânicas e fendas oceânicas. A maioria da superfície terrestre é relativamente nova, tendo menos de 100 milhões de anos. As partes mais velhas da crosta terrestre têm até 4,4 bilhões de anos.
Interior
O interior da Terra atinge temperaturas de 5.270ºK. O calor interno do planeta foi gerado inicialmente durante sua formação, e o calor adicional é constantemente gerado pelo decaimento de elementos radioativos como urânio, tório, e potássio. O fluxo de calor do interior para a superfície é pequeno se comparado à energia recebida pelo Sol.

________________
Total linhas: 19

2 comentários:

Carlos disse...

Este Blog está um espectáculo!!!

Tiago Rodrigues disse...

Obrigado, Carlos.
Esforço-me para isso...
... este blog, foi criado no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, sendo um trabalho proposto pelo professor.

Enviar um comentário